sábado, 5 de outubro de 2013

Sequência didática de adivinhas



Escola Municipal Ezequiel Alves dos Santos
Mês agosto de 2013                Série: 2º Ano
Professora: Marilene Fernandes
Orientadora: Ivanilza Reis Alves



JUSTIFICATIVA
As adivinhas, também conhecidas como adivinhações ou "o que é o que é" são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensarem e se divertir. São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro.
 Com essa sequencia, pretendemos que os alunos conheçam um pouco das adivinhas, construam comportamentos leitores associados a propósitos como ler para aprender a ler.

OBJETIVO GERAL
  
     Desenvolver a linguagem oral de forma lúdica, identificando palavras e frases dentro de um texto memorizado.

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA:

1ª etapa:

Levantamento dos conhecimentos prévios com os alunos propondo os questionamentos:
·         Vocês conhecem o gênero adivinhas?
·         Quais vocês conhecem?
Organizar a turma em dupla propondo que um colega faça uma adivinha com outro. Em seguida a professora faz explicação como
Organizar a turma em círculo, propondo que respondam algumas adivinhas lidas pela professora.
·         Informar à classe que a Escola irá comemorar no dia 22/08/2013 o folclore e perguntar o que eles acham de apresentar algumas adivinhas?
·         Combinar como será realizada essa apresentação.

2ª etapa:

Iniciar a aula leitura compartilhada de adivinhas. Falarei  sobre o jogo da forca para a turma, informar sobre  as regras mostrando os critérios que serão utilizados. Em seguida, formar grupos para participarem do jogo e informar  com os alunos que as palavras do jogo, serão as respostas das adivinhas selecionadas.
O grupo que quiser arriscar a letra levantará a mão para participar. A professora irá desenhar na lousa uma forca e embaixo dela a primeira letra da palavra e os traços  correspondentes às letras que faltam para completá-la. A cada erro cometido pelo grupo, à forca ganha uma parte do corpo do boneco e dará a vez a outro grupo. Os alunos são desafiados a adivinhar a resposta da adivinha lida pela professora.
Cada grupo deverá dizer uma letra e se pertencer à palavra, a letra é escrita no espaço preenchendo as lacunas que estão faltando. Vence o grupo que conseguir completar ou dizer a palavra em primeiro lugar.

3ª etapa
·         Organizar a classe em círculos, escolher uma cantiga de roda com os alunos e quando a cantiga terminar quem estiver com a caixa não abre e tira uma adivinha e faz a leitura, e os colegas dão a resposta.
·         Observação: o aluno que ainda não consegue ler convencionalmente a professora auxiliará.
·         Organizar os alunos em grupos de acordo as hipóteses da escrita e entregar atividade onde eles encontrariam as respostas de acordo a numeração.

4ª etapa:

Organizar um mural com diversas adivinhas. A professora fará a leitura de algumas, propondo que os alunos encontrem as respostas nas fichas que estarão espalhadas no chão da sala e fazer a leitura.
·         Propor atividade digitada organizar os alunos de acordo com as hipóteses da escrita propondo que leiam as adivinhas e encontre as respostas no espaço baixo e pinte-as.

5ª etapa:

·         Apresentação de adivinhas para outras turmas

AVALIAÇÃO:

Será através de registro por parte da professora do desenvolvimento da aprendizagem frente às atividades individuais e coletivas propostas durante a realização da presente sequencia.


Reflexão:

Pensando na importância de desenvolver práticas de leitura na minha turma do 2º ano, planejei uma sequencia com gênero textual adivinhas por ser um texto curto de memorização fácil, que diverte, procura curiosidade, imaginação e possibilita a aprendizagem da turma de forma lúdica e prazerosa.
As atividades foram diversificadas para atender aos diferentes níveis de conhecimentos dos alunos para ajudá-los a avançar no processo de leitura e escrita.
Esse trabalho realizado em minha sala de aula no mês de agosto apresentou resultado satisfatório. A turma mostrou interesse, envolvimento nas atividades participou com entusiasmo para encontrar as respostas das adivinhas.
É importante ressaltar, que mesmo os alunos que não leem convencionalmente participaram das atividades propostas. Fiz intervenções  bem ajustadas para atender aos alunos não alfabéticos e alfabetizados.

2 comentários: