Escola Municipal Ezequiel
Alves dos Santos
Mês
agosto de 2013 Série: 2º
Ano
Professora:
Marilene Fernandes
Orientadora:
Ivanilza Reis Alves
JUSTIFICATIVA
As
adivinhas, também conhecidas como adivinhações ou "o que é o que é"
são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensarem
e se divertir. São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do
folclore brasileiro.
Com essa sequencia,
pretendemos que os alunos conheçam um pouco das adivinhas, construam
comportamentos leitores associados a propósitos como ler para aprender a ler.
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver
a linguagem oral de forma lúdica, identificando palavras e frases dentro de um
texto memorizado.
ORIENTAÇÃO
DIDÁTICA:
1ª etapa:
Levantamento dos
conhecimentos prévios com os alunos propondo os questionamentos:
·
Vocês conhecem o gênero adivinhas?
·
Quais vocês conhecem?
Organizar a turma em dupla
propondo que um colega faça uma adivinha com outro. Em seguida a professora faz
explicação como
·
Informar à classe que a Escola irá comemorar
no dia 22/08/2013 o folclore e perguntar o que eles acham de apresentar algumas
adivinhas?
·
Combinar como será realizada essa
apresentação.
2ª etapa:
Iniciar
a aula leitura compartilhada de adivinhas. Falarei sobre o jogo da forca para a turma, informar
sobre as regras mostrando os critérios
que serão utilizados. Em seguida, formar grupos para participarem do jogo e informar
com os alunos que as palavras do jogo,
serão as respostas das adivinhas selecionadas.
O
grupo que quiser arriscar a letra levantará a mão para participar. A professora
irá desenhar na lousa uma forca e embaixo dela a primeira letra da palavra e os
traços correspondentes às letras que
faltam para completá-la. A cada erro cometido pelo grupo, à forca ganha uma
parte do corpo do boneco e dará a vez a outro grupo. Os alunos são desafiados a
adivinhar a resposta da adivinha lida pela professora.
Cada
grupo deverá dizer uma letra e se pertencer à palavra, a letra é escrita no
espaço preenchendo as lacunas que estão faltando. Vence o grupo que conseguir
completar ou dizer a palavra em primeiro lugar.
3ª etapa
·
Organizar a classe em círculos, escolher uma
cantiga de roda com os alunos e quando a cantiga terminar quem estiver com a
caixa não abre e tira uma adivinha e faz a leitura, e os colegas dão a
resposta.
·
Observação: o aluno que ainda não consegue
ler convencionalmente a professora auxiliará.
·
Organizar os alunos em grupos de acordo as
hipóteses da escrita e entregar atividade onde eles encontrariam as respostas
de acordo a numeração.
4ª etapa:
Organizar um mural com
diversas adivinhas. A professora fará a leitura de algumas, propondo que os
alunos encontrem as respostas nas fichas que estarão espalhadas no chão da sala
e fazer a leitura.
·
Propor atividade digitada organizar os alunos
de acordo com as hipóteses da escrita propondo que leiam as adivinhas e
encontre as respostas no espaço baixo e pinte-as.
5ª etapa:
·
Apresentação de adivinhas para outras turmas
AVALIAÇÃO:
Será através de registro por parte da professora do desenvolvimento da aprendizagem frente às atividades individuais e coletivas propostas durante a realização da presente sequencia.
Reflexão:
Pensando
na importância de desenvolver práticas de leitura na minha turma do 2º ano, planejei uma sequencia com gênero textual adivinhas
por ser um texto curto de memorização fácil, que diverte, procura curiosidade,
imaginação e possibilita a aprendizagem da turma de forma lúdica e prazerosa.
As atividades foram diversificadas para
atender aos diferentes níveis de conhecimentos dos alunos para ajudá-los a
avançar no processo de leitura e escrita.
Esse trabalho realizado em minha sala de aula no mês de
agosto apresentou resultado satisfatório. A turma mostrou interesse, envolvimento
nas atividades participou com entusiasmo para encontrar as respostas das
adivinhas.
É importante ressaltar, que mesmo os alunos que não leem convencionalmente
participaram das atividades propostas. Fiz intervenções bem ajustadas para atender aos alunos não
alfabéticos e alfabetizados.
Parabéns pelo Blog Ivanilza. Continue nos presenteando com suas ideias! Bjos.
ResponderExcluirExcelente a sequência. Parabens
ResponderExcluir